Que tal aprender inglês através de músicas?

Sempre gostei muito de música, e apesar de não possuir uma voz agradável, até mesmo em virtude do uso incorreto neste longo período de magistério, o que acabou por provocar nódulos nas pregas vogais, estou sempre ouvindo música e até mesmo me arrisco a tocar teclado na tranquilidade de minha casa.

Isto é um gosto de família.  Meu filho caçula é baterista, meu marido compõe, toca violão e canta. Juntando o útil ao agradável, quanto iniciei o inglês, minha escola, A cultura Inglêsa localizada na Rua das Fiandeiras, em São Paulo, possuia um Laboratório com algumas cabines onde a gente se sentava, estudava as lições por tape (se lembra, as antigas fitas) e quando terminava a tarefa, podia pegar músicas para treinar. Uma das que eu mais gostava era do Jackson 5, chamada "Been" - Lá se ia os anos 70.
A música pode ser uma maneira incrível para se aperfeiçoar no inglês. Não acredito que só através da música você consiga aprender certo, pois existem muitos outros fatores que não podem ser desprezados, mas se você ama música como eu, lance mão desta ferramenta.
Vamos para algumas dicas que como você pode atingir mais eficiência neste aprendizado?
1. Escolha uma música que te seja agradável. É bom que de início não seja nada muito rápido ou com instrumentos muito pesados, para não atrapalhar a audição.
2. Ouça com muita atenção. Se você já tem alguma noção do inglês, tente fazer como se fosse um ditado, indo e voltando, tentando transcreve-la. Com isto você desenvolve teu listening e vai ficar surpreso como  será útil. Você aprenderá novas palavras e expressões.
3. Procure a letra pronta na internet e corrija o que você escreveu. Agora tente traduzir você mesmo. Faça com que a letra fique melódica para você. Não tire a beleza da música. A tradução não precisa ser ao pé da letra, mas você teve entender o que ela tem para transmitir. Ao terminar, procure uma tradução na internet e compare com a tua. Veja como você se saiu. Preste bastante atenção e vá se corrigindo.

4. Já treinou o listening, o writing, translation, vamos agora para o speaking. Cante junto com a música e se divirta.Vá cantando uma linha por vez. Cante a primeira linha e pause. Depois de ler várias vezes, tente cantar sem ler. Se esquecer, repita o processo. Passe para asegunda linha. Cante a segunda linha várias vezes, primeiro lendo e depois sem ler. Quando estiver seguro, junte a primeira e a segunda linha e tente. Cuidado para pronúnciar corretamente. Juntar palavras não significa pronúncia errada.
Continue neste processo até o fim. Dá trabalho, mas vale a pena! Coloque a música no teu celular, no mp-3 do carro, e se você for do tipo cara-de-pau, cante alto pra todo mundo ouvir. Não se preocupe em entender palavra por palavra. Se preocupe com o sentido da frase. Com isto você aprenderá novas palavras, novas expressões e uma pronúncia melhor, já que a própria marcação de tempo da música vai te dar o ritmo.
Gosta de música, então não espere mais. É divertido e muito eficiente!
 
Segue agora uma música que eu gosto muito e que é muito boa para praticar:

 
 Aqui ela já está com a letra.
 
 
 
Bons estudos e divirta-se!



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS COM O VERBO TO BE PARA O NÍVEL BÁSICO

Verbos Irregulares em Inglês

Mapa mental verbos modais