Role Plays como ferramenta de aprendizado do inglês
O que é Role Play?
Role Play Games, ou RPG, é uma técnica de representação, que pode ser adaptada para o aprendizado do inglês, onde serão apresentadas situações ficticias onde personagens previamente escolhidos interpretarão os papeis propostos.
Pode ser que um texto já pronto, onde o interprete deve procurar não apenas ler, mas interpretar através de gestos e voz o que está sendo falado, ou então, ser dado o tema, e o dialogo vai se desenvolver de acordo com o proposto.
É muito proveitoso até mesmo um certo exagero na atuação, ou seja, a dramatização do enredo. Isto causará diversão e aperfeiçoara a pronúncia e a entonação do idioma.
Dica para professores: Para melhor aproveitamento, apresente o assunto para os alunos envolvidos, peça para eles irem para um lugar tranquilo por no máximo 10 minutos, munidos do material didático, de onde poderão retirar frases a serem usadas e deixe-os treinar. Não se esqueça de também marcar o tempo minimo e máximo do dialogo.
Exemplos de Role-Play:
1. Três personagens: o chefe, empregado 1 e empregado 2. Ambiente: Final de expediente, em plena sexta feira. O chefe necessita que o funcionario 1 faça hora extra para preparar um projeto urgente. O funcionário 1 tem um encontro a noite e não pode ficar. Ele falará com o funcionario 2 se ele pode ficar em seu lugar. O funcionário 2 não tem compromisso, mas está muito cansado. O desfecho será criado por eles. Tempo para treinar: 8 minutos. Tempo de apresentação: 5 minutos.
2. Dois personagens. Você foi convidado para uma festa mas precisa de algumas informações, que serão dadas pelo teu amigo que te convidou. Veja o quadro abaixo para saber como deverá ser o roteiro do dialogo.
A. Reason of celebrating the party?
B. Time to come?
C. Place?
D. Number of Guests?
E. Gift?
Respostas das perguntas acima, a serem esclarecidas pelo aniversariante.
A. Birthday
B. Next Saturday, at 7:00 PM
C. New Victory Restaurant
D. 10
E. No gift
3. A conversa gira em torno de um livro que gostou de ler. O personagem q começa perguntando se o personagem 2 gosta de ler. O personagem dois afirma que sim. O personagem 1 pergunta qual o livro preferido e por ai vai.
Personagem 1: Ask for these: Title of the book? Author? Topics? Price? Place to buy?
Personagem 2: Ele criará as respostas.
Tempo para treinar: 3 minutos. Tempo de apresentação: 3 minutos.
3. Dois amigos de serviço. O personagem 1 está atolado de serviço e muito nervoso. Ao falar no telefone com alguém, desliga o telefone extremamente bravo. Entra em cena o personagem dois que sugere que ele tire férias. O personagem 1 resiste, dizendo que não pode por estar muito atarefado. O personagem 2 sugere que ele fale com o gerente sobre a possibilitade de contratar alguém para ajudar ao personagem . Final será criado por eles. Se quiserem, podem criar o personagem 3 que é o gerente, que pode aceitar ou não a sugestão da nova contratação.
Role Play Games, ou RPG, é uma técnica de representação, que pode ser adaptada para o aprendizado do inglês, onde serão apresentadas situações ficticias onde personagens previamente escolhidos interpretarão os papeis propostos.
Pode ser que um texto já pronto, onde o interprete deve procurar não apenas ler, mas interpretar através de gestos e voz o que está sendo falado, ou então, ser dado o tema, e o dialogo vai se desenvolver de acordo com o proposto.
É muito proveitoso até mesmo um certo exagero na atuação, ou seja, a dramatização do enredo. Isto causará diversão e aperfeiçoara a pronúncia e a entonação do idioma.
Dica para professores: Para melhor aproveitamento, apresente o assunto para os alunos envolvidos, peça para eles irem para um lugar tranquilo por no máximo 10 minutos, munidos do material didático, de onde poderão retirar frases a serem usadas e deixe-os treinar. Não se esqueça de também marcar o tempo minimo e máximo do dialogo.
Exemplos de Role-Play:
1. Três personagens: o chefe, empregado 1 e empregado 2. Ambiente: Final de expediente, em plena sexta feira. O chefe necessita que o funcionario 1 faça hora extra para preparar um projeto urgente. O funcionário 1 tem um encontro a noite e não pode ficar. Ele falará com o funcionario 2 se ele pode ficar em seu lugar. O funcionário 2 não tem compromisso, mas está muito cansado. O desfecho será criado por eles. Tempo para treinar: 8 minutos. Tempo de apresentação: 5 minutos.
2. Dois personagens. Você foi convidado para uma festa mas precisa de algumas informações, que serão dadas pelo teu amigo que te convidou. Veja o quadro abaixo para saber como deverá ser o roteiro do dialogo.
A. Reason of celebrating the party?
B. Time to come?
C. Place?
D. Number of Guests?
E. Gift?
Respostas das perguntas acima, a serem esclarecidas pelo aniversariante.
A. Birthday
B. Next Saturday, at 7:00 PM
C. New Victory Restaurant
D. 10
E. No gift
3. A conversa gira em torno de um livro que gostou de ler. O personagem q começa perguntando se o personagem 2 gosta de ler. O personagem dois afirma que sim. O personagem 1 pergunta qual o livro preferido e por ai vai.
Personagem 1: Ask for these: Title of the book? Author? Topics? Price? Place to buy?
Personagem 2: Ele criará as respostas.
Tempo para treinar: 3 minutos. Tempo de apresentação: 3 minutos.
3. Dois amigos de serviço. O personagem 1 está atolado de serviço e muito nervoso. Ao falar no telefone com alguém, desliga o telefone extremamente bravo. Entra em cena o personagem dois que sugere que ele tire férias. O personagem 1 resiste, dizendo que não pode por estar muito atarefado. O personagem 2 sugere que ele fale com o gerente sobre a possibilitade de contratar alguém para ajudar ao personagem . Final será criado por eles. Se quiserem, podem criar o personagem 3 que é o gerente, que pode aceitar ou não a sugestão da nova contratação.
Comentários
Postar um comentário