Scanning or Skimming - Técnicas para ler textos em inglês
Scanning e skimming são técnicas de leitura. E, como o próprio nome diz, uma técnica de leitura nada mais é do que uma estratégia para ajudar a ler e traduzir um texto em inglês melhor e mais rapidamente. Para empregar técnicas de leitura, é preciso ter em mente qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo que será lido.
Quando se bate o olho no texto à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que o texto já foi lido, o leitor precisa explorá-lo mais uma vez e faz uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.
As duas estratégias podem ser usadas com sucesso no aprendizado da língua inglesa. A prática das duas é bastante comum em cursos de Inglês Instrumental para Mestrados e Doutorados. Analisamos as duas estratégias para que você compreenda melhor cada uma delas. Confira!
Scanning
Falemos primeiro da técnica do scanning. A palavra scanning vem de scan que, no inglês, quer dizer “explorar”, “sondar”. A imagem que deve vir à cabeça é a de uma “varredura” no texto. Esse é o momento primeiro de uma leitura. O leitor deve fazer uma busca no texto em busca do tom geral, das ideias que ali estão expostas. Deve-se ser capaz de compreender sobre o que o texto fala, mesmo que ele não tenha sido lido inteiramente.
A repetição de algumas palavras e ideias, elementos de coesão, são aspectos que facilitam a compreensão sobre a ideia do texto. A partir daí, alunos e professores podem até mesmo iniciar uma conversa sobre o tema sem se ater a aspectos específicos apresentados no texto.
Para alunos que estão realizando uma prova como o Teste de Proficiência em Inglês do Mestrado ou Doutorado, a técnica se faz necessária para não se confundir nas concordâncias. Por exemplo, em questões onde o foco é a concordância de pronomes possessivos com os seus sujeitos, um scanning no texto já lido pode facilmente identificar o sujeito sem que seja necessário se debruçar mais uma vez sobre o texto.
Skimming
Já a técnica de skimming tem a função de destacar aspectos de um texto. O trabalho de leitura, a partir daí, pode se tornar um pouco mais complexo. O professor pode perguntar informações específicas encontradas no texto, como o ano em que nasceu algum personagem, ou o que disse alguém sobre determinado assunto. Esse tipo de leitura requer do aluno atenção e conhecimento para distinguir informações. O exercício é eficiente no fortalecimento de sentidos na língua estrangeira.
O skimming não trata de forma alguma de uma leitura minuciosa, mas de encontrar marcas no texto e destacá-las. Para isso, deve-se focar em quem é o sujeito da oração, onde está o verbo e o objeto direto. Isso cria uma leitura rápida que se volta completamente para a captura de uma função específica, e não para a compreensão do todo.
http://www.inglesinstrumentalonline.com.br/
Comentários
Postar um comentário